Aparelho converte automóveis em veículos híbridos para reduzir C02 e combustível (vídeo)

(EURONEWS)

Investigadores italianos conceberam um aparelho para converter um automóvel convencional num veículo híbrido. Graças ao HySolarKit é possível poupar combustível e reduzir as emissões de dióxido de carbono.

A bateria é carregada a partir de painéis solares ultrafinos e graças à energia cinética produzida pelo próprio movimento do carro. O projeto foi desenvolvido pela Universidade de Salerno em Itália.

“Os painéis fotovoltaicos são uma revolução porque permitem usar uma fonte de energia primária, recorrendo a um circuito curto, entre a natureza e a mobilidade. O HySolarKit, patenteado pelos nossos investigadores, pode ser aplicado em qualquer carro e reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2”, afirmou Gianfranco Rizzo, professor do Departamento de Engenharia Industrial da Universidade de Salerno.

O equipamento pode ser instalado em viaturas com tração dianteira. Enquanto a tração dianteira é alimentada pelo motor de combustão, dois motores elétricos são integrados nas rodas de trás e ligados a uma bateria. O veículo pode circular em modo elétrico ou de forma híbrida (motor de combustão/eletricidade).

“O kit vai ser posto à venda por três mil euros. O investimento pode ser amortizado em três anos. Mais este aparelho também melhora a performance do carro, a aceleração e a própria condução graças ao sistema de tração”, afirmou Dario Marra, investigador Departamento de Engenharia Industrial da Universidade de Salerno.

A bateria é recarregada durante a travagem e as descidas, recuperando energia que é habitualmente perdida.

A produção energética dos painéis ronda os dois quilowatts-hora, o que equivale a 25 por cento da energia necessária para circular no meio urbano.

Os painéis solares ultrafinos absorvem energia durante a condução e quando o carro se encontra estacionado. (EURONEWS)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA