Angola honra compromissos financeiros na CIRGL

Pormenor da Reuniao de Peritos da Conferencia Internacional dos Grandes Lagos (Foto: Lino Guimaraes)

A República de Angola foi hoje, terça-feira, em Luanda, referenciada como das nações membros da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) que paga regularmente as suas quotas e de contribuir para o bom funcionamento do secretário da organização.

Segundo o secretário executivo adjunto da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), Vicente Muanda, felizmente Angola é dos países que honra regularmente os seus compromissos.

Lamentou a crítica e deficiente quotização dos países membros, sublinhando que deverão ser aplicadas sanções aos devedores.

Entre as penas já aprovadas em cimeiras anteriores, apontou a não cedência de documentos da organização, a não tomada de palavra durante as reuniões e a terceira e a de não ter direito a votos para forçar o pagamento das quotas, indispensáveis ao funcionamento do Secretariado.

Vicente Muanda informou que o secretariado, neste segundo e último dia de reunião, vai igualmente apreciar a proposta de orçamento da organização e o seu plano de acção no quadro da preparação da VI Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da Conferencia Internacional sobre os Grandes Lagos, convocada para sexta-feira.

Informou que foram analisadas as candidaturas do Sudão, Sudão do Sul, Quénia e Zâmbia para ocupar a coordenação do Secretariado Executivo.

O encontro de decorre simultaneamente a reunião dos Chefes de Estado-maior-generais das forças armadas dos Estados membros, que analisou a situação de segurança na região dos Grandes Lagos.

As deliberações de ambas vão convergir na reunião dos ministros das Relações Exteriores dos países da região, a realizar-se em vésperas da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CIRGL. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA