Angola e Reino Unido assinam acordo de cooperação

Manuel ceita PCA ENANA (Foto: Pedro Parente/Angop)

Um acordo de Cooperação entre Angola e o Reino Unido, sobre acções de busca e salvamento nos espaços aéreos controlados por estes dois Estados, foi assinado recentemente, em Luanda, soube hoje a Angop de fonte oficial.

Segundo uma nota de imprensa da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA), o acordo serve para facilitar “uma maior segurança aeronáutica na Região de Informação de Voo de Luanda e na Região de Santa Helena, ilha administrada pelas autoridades britânicas”.

Assinado por Angola, pelo presidente do Conselho de Administração da ENANA, Manuel Ceita, e pelo Reino Unido, pelo embaixador Jonh Dennis, o mesmo adianta que com essa acção as referidas autoridades colocarão em operação uma sub-região de busca e salvamento que funcionará no espaço marítimo adjacente a ilha de Santa Helena.

Pretende-se com este protocolo facilitar a coordenação entre os dois Estados sobre a prestação de serviços à navegação aérea no interior da Região de Informação de voos adjudicada à jurisdição de Angola, como estabelecido na Convenção de Chicago de 1944, visando melhorar a segurança operacional, a capacidade e navegação na região, lê-se no documento

A ilha de Santa Helena tem como capital Jamestown (122 quilómetros quadros e 4.255 habitantes) está localizada no Atlântico Sul, mais propriamente próximo da África Austral, entre a costa sul de Angola e a norte da Namíbia. Mundialmente conhecida por ser o local onde o imperador dos Franceses Napoleão Bonaparte faleceu exilado, depois de derrotado pelos britânicos na Batalha de Waterloo. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA