Agência MicroCapital abre balcão no Lubango

Liliana Ferreira - directora-geral da Agência MicroCapital (Foto: Araújo Sebastião)

A Sociedade MicroCapital, instituição financeira não bancária de micro crédito, inaugurou hoje, sexta-feira, no Lubango, província da Huíla, a sua sexta agência no país, no recinto da cervejeira N’gola, para a concessão de crédito aos funcionários daquela empresa e clientes no geral.

De acordo a directora geral da empresa, Liliana Ferreira, o montante de crédito para os clientes vária de 50 mil a um milhão de Kwanzas, porque é o limite máximo que o Banco Nacional de Angola (BNA) impõe, pois que são uma instituição financeira supervisionada por este banco e como tal, estão sujeitos às regras do mesmo.

Segundo a fonte, a Microcapital tem vários produtos, porém para a empresa N’gola trouxeram um produto específico denominado micro-cervejeiras, trata-se de um produto de crédito sem burocracia, com mais facilidade e celeridade na cedência de empréstimos num período de 24 a 48 horas, desde que o cliente reúna toda documentação necessária.

Quanto aos juros, Liliana Ferreira disse que passa por uma análise, caso a caso do projecto que o cliente apresenta, para que o caso possa ser estudado.

Revelou que o prazo de pagamento limite depende da negociação com o cliente, pois que normalmente trabalham com um ano, mas cada caso vai depender do projecto.

Afirmou que a vantagem da instituição comparativamente a banca, é que conseguem ser mais céleres a dar o financiamento, e não são tão burocráticos, pois que muitas vezes há pessoas que não têm hipóteses de dar garantias, como a banca exige, então nós exigimos só uma garantia pessoal, o que pode ser uma livrança assinada.

Liliana Ferreira fez saber que a empresa tem como objectivo ser um parceiro do Executivo na estratégia de combate à pobreza, criação de emprego bancarização e desenvolvimento sustentável.

Por seu turno, o Secretário para as Finanças da Comissão Sindical da N’gola, David Muatxissengue, pediu seriedade aos colegas, convidou-os a abraçarem o projecto, por ser uma mais-valia para todos.

A MicroCapital é uma instituição financeira não bancária supervisionada pelo BNA, que deu início a sua actividade em Abril de 2014 e já se encontra representada nas províncias de Cabinda, Luanda e Benguela, e Lubango. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA