Zaire: Instaladas 210 torres de alta tensão na linha de transporte Soyo/Luanda

(Macau Hub)

Duzentas e dez torres de alta tensão, das 530 previstas na linha de transporte de energia eléctrica do ciclo combinado do município do Soyo (Zaire) para a capital do país, Luanda, foram já concluídas, informou hoje, sexta-feira,nesta cidade, o encarregado da obras da empresa chinesa “Sino-hidro”, António Gaspar.

Em declarações à imprensa, o responsável informou que as obras estão a decorrer a um ritmo acelerado e até ao terceiro trimestre do ano em curso serão concluídas as 320 torres em falta.

De acordo com o engenheiro, para o cumprimento do cronograma das acções foram mobilizados cerca de 500 trabalhadores entre angolanos e chineses, numa empreitada que se prevê terminar no decurso deste ano.

“Estamos todos empenhados para a conclusão dos trabalhos nos prazos acordados, apesar de algumas dificuldades motivadas pelas constantes chuvas que caem na região”, referiu.

Dados disponíveis apontam que cerca de um milhão de consumidores das províncias do Zaire, Luanda, Bengo, Uíge, Malange, Cuanza Norte e Cuanza Sul poderão a partir de 2017 beneficiar de energia eléctrica a ser gerada pela central a gás em construção no município do Soyo.

Numa primeira fase, o ciclo combinado do Soyo deverá gerar 500 megawatts, dos 750 da potência prevista, considerados suficientes para atender as necessidades energéticas das referidas regiões do país.
Uma subestação de energia eléctrica inserida neste mesmo projecto está em fase conclusiva no município do Nzeto, a 230 quilómetros da cidade de Mbanza Congo, sede provincial. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA