Voleibol de praia: Angola inicia preparação para torneio qualificativo aos Jogos Olímpicos

Voleibol de Praia (Foto: ANGOP/Angop)

A pré-selecção nacional de voleibol de praia inicia este sábado a preparação da prova continental cup, denominado meia-final qualificativa aos Jogos Olímpicos, a decorrer este ano na cidade brasileira do Rio de Janeiro.

Após cumprimento de pausa referente à quadra festiva, o grupo constituído por seis jogadores entra na fase de treinamento árduo na Ilha de Luanda, tendo em vista a competição, cuja data e o país organizador estão por indicar pela Confederação Africana de Voleibol, segundo informou hoje à Angop o seleccionador nacional, Morais Abreu.

Por outro lado, ressaltou, trata-se de uma prova que envolverá 16 países, divididos em dois grupos (poles), de cada oito nações que disputarão a meia-final, que apura os primeiros quatro classificados de cada serie para uma final, cujo campeão qualifica-se directamente para as olimpíadas do Rio de Janeiro, enquanto o segundo e o terceiro recorrerão ao pré-olímpico.

A fonte avançou que o órgão reitor africano prevê realizar o evento entre Fevereiro e Março, com os dois grupos num só país. Marrocos, Congo Brazzaville e Moçambique são as Nações mais cogitadas para albergar o evento.

Na referida meia-final, o país estará representado apenas com duas duplas. Neste período preparatório integram a selecção nacional os voleibolistas Fábio Guimarães, Eden Sequeira, Márcio Sequeira, Mauro Van-Dúnem, Fábio Figueiredo e Morais Santos.

Angola esteve com o voleibol de praia na abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas (Grécia 2004) e participou de forma directa nas edições de 2008, em Beiging (China) e, em Londres 2012. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA