Retrospectiva: Vertente diplomática domina acção do vice-presidente da República em 2015

Manuel Vicente - Vice-presidente da República, discursa no debate Geral das Nações Unidas (Foto: Pedro Parente)

A agenda diplomática dominou a acção do vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, no ano findo (2015), participando, essencialmente, em conferências internacionais ou no reforço das relações de cooperação com outros estados.

Em representação do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, Manuel Vicente participou, em Novembro, em Paris, na abertura da 21ª Cimeira Mundial sobre alterações climáticas, em Setembro, em Nova Iorque, no debate da 70ª Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas.

No Botswana participou na 35ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e na Etiópia na 24ª Sessão Ordinária da União Africana (UA).

Logo no primeiro dia de 2015, o vice-presidente da República, na capital brasileira, Brasília, testemunhou a investidura de Dilma Rousseff, e em Maio, em Abuja, do actual Chefe de Estado da Nigéria, Muhammadu Buhari.

Esteve duas vezes na Indonésia: a primeira para o reforço das relações de cooperação entre os dois países e a segunda para participar nas comemorações do 60º aniversário da Conferência Afro-Asiática.

No quadro do reforço das relações de cooperação viajou para Cuba, e a Moçambique foi assistir aos festejos dos 40 anos da independência deste país, a Itália foi presidir à cerimónia do Dia de Angola na Expo Milão 2015 e em Nova Deli, na III cimeira de Chefes de Estado e de governos Índia/África.

Para abordar questões ligadas à cooperação, o vice-presidente da República recebeu, em audiências, entre outros, os embaixadores do Uruguai, Holanda, Itália, Cuba, Japão, Quénia, França, Argentina, China, Ghana, Argélia, Índia e Portugal, assim como representantes de organizações e instituições internacionais como o Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD).

Em representação do Chefe de Estado, reuniu-se com entidades como o presidente do Vietname, os vice-presidentes brasileiro e cubano, e ministros e personalidades que visitaram o país e/ou à margem de eventos internacionais.

A nível interno, coube ao vice presidente da República proceder à leitura da mensagem sobre o Estado da Nação, na reunião solene de abertura da 4ª Sessão da Terceira Legislatura da Assembleia Nacional, por indisponibilidade momentânea do Presidente José Eduardo dos Santos.

Manuel Domingos Vicente orientou dez sessões ordinárias da Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros, duas reuniões do Conselho Nacional de Concertação Social e a uma do Conselho Nacional de Ordenamento do Trânsito.

Presidiu às cerimónias de abertura oficial do ano lectivo, no Soyo Zaire), do ano académico (universitário), em Luanda, e das comemorações do 13ªaniversário do estabelecimento da paz em Angola, no Luena, Moxico,

Inaugurou no Soyo, província do Zaíre, e no Luena (Moxico) instituições ligadas ao ensino e à formação de quadros, bem como unidades hospitalares.

O vice-presidente da República, em representação do Chefe de Estado, presidiu à abertura do II Fórum sobre Investimentos em Infra-estruturas Urbanas em África e a Conferência Internacional sobre Segurança Marítima e Energética, empossou oito reitores e 32 vice-reitores das oito universidades públicas angolanas. (ANGOP)

por João Silva

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA