Refugiados: Mogherini acalma Turquia sobre transferência de fundos (vídeo)

(EURONEWS)

O dinheiro europeu para a Turquia lidar com os refugiados vai chegar em breve. A chefe da diplomacia da União Europeia assegurou às autoridades turcas que os três mil milhões de euros prometidos por Bruxelas vão ser desbloqueados.

A Turquia acolhe 2,2 milhões de refugiados sírios e pretende ajuda para poder responder ao apelo de Bruxelas para travar o afluxo migratório.

Em Ancara, Federica Mogherini fez questão de explicar. “Este não é dinheiro que vai para as mãos do governo turco, é dinheiro que será canalizado para projetos para refugiados, por isso estamos ainda em fase preparatória. Gostaria de apaziguar a reação dramática turca porque a decisão foi tomada apenas há um mês e em todo o caso estão a ser efetuados trabalhos preparatórios para gastarmos o dinheiro da melhor maneira possível”, explicou.

Ancara lamentou a lentidão na transferência dos fundos pelo facto de os atrasos se refletirem nas condições de vida dos refugiados.

Ancara e Bruxelas assinaram no final de novembro um plano de ação que prevê, do lado turco, maior empenho no controlo das fronteiras. (EURONEWS)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA