Recintos desportivos são bem aproveitados

A Piscina Olímpica da província da Lunda Sul Imagem: Sapo desporto/Angop

Em declarações à Angop, quando procedia ao balanço do ano no campo desportivo, Cândida Narciso apontou a manutenção da equipa do Progresso da Lunda Sul no Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão (Girabola), como principal acontecimento do ano 2015.
“Quero aproveitar esta ocasião para chamar a atenção aos nossos empresários e todos aqueles amantes do desporto, que se conseguimos colocar uma equipa no Girabola foi graças ao apoio do empresário Santos Bikuku. Para mantermos a nossa equipa com bons resultados precisamos que outros empresários abram a sua mão e apoiem também a equipa do Progresso”, alertou.
A governadora apontou ainda a conclusão da piscina olímpica de 50 metros, com 700 lugares. Defende que após sua inauguração, o equipamento vai potenciar o talento desportivo, não só nas disciplinas da natação pura, bem como em outras actividades aquáticas a nível da região, e permitir a recreação e lazer de todos os habitantes, contribuindo no desenvolvimento motor das crianças.
O evento polidesportivo denominado “Desporto em Festa”, que teve como objectivo aumentar a oferta desportiva na província, bem como desenvolver valores de solidariedade, fraternidade, cooperação, competitividade e fair-play, foi também apontado por Cândida Narciso como actividade de destaque durante o ano de 2015.
A competição pluridisciplinar, lembrou, realizou-se em diversas modalidades no sistema de todos contra todos, em parceria com as respectivas associações provinciais, envolvendo cerca de 400 atletas, com idades entre os 18 aos 45 anos.
Participam um total de 36 equipas distribuídas pelas modalidades de andebol (8 equipas), basquetebol (8), futebol (2), futsal (16). Além disso, há ainda o Xadrez (16 jogadores), Snooker (32 atletas), ténis (16), ténis de mesa (6) e voleibol (24), em ambos os sexos.
“Tenho a certeza que com toda esta movimentação e dinâmica, teremos muito mais atletas a evoluir no desporto nacional, como muitos que já saíram daqui e fazem parte das selecções nacionais, como o Eduardo Mingas e o Yano”, realçou.
Cândida Narciso aconselhou na ocasião os pais e encarregados de educação a incentivarem seus filhos a praticar desporto, porque ajuda o indivíduo a ser disciplinado, solidário, humilde, bem como a cumprir dever, respeitar os outros e a ter espírito de equipa, características que segundo a governadora reforçam e consolidam a personalidade dos jovens.
A província da Lunda Sul conta com um estádio de futebol, onde a principal referência desportiva, Progresso da Lunda Sul, que foi a revelação do Girabola’2015, ao terminar em sexto, entre 16 equipas, com 40 pontos, realiza os seus jogos oficiais.
A par desta infra-estrutura que foi reinaugurada em 2012 pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a província conta com campos multiusos em diversas unidades escolares. Está neste momento em construção o futuro estádio nacional, com capacidade para 25 mil espectadores e um pavilhão multiusos. (Jornal de Angola)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA