Realidade Virtual deslumbra em exposição de Las Vegas (vídeo)

(EURONEWS)

A realidade virtual está em destaque, este ano, na CES2016, a feira de consumíveis eletrónicos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Mais de 40 expositores revelaram novas tecnologias relacionadas com este setor — um aumento de quase 80 por cento face à edição de 2015.

Um estudo da Comissão francesa de Energias Alternativas e Energia Atómica (CEA) estimou que as vendas de dispositivos de realidade virtual aumentaram 500 por cento durante o ano passado e terão gerado receitas na ordem dos 500 milhões de euros ao longo de 2015.

Uma das novidades que promete manter o mercado da realidade virtual em expansão é, por exemplo, o muito aguardado Hololens, um dispositivo da Microsoft que permite jogar Minecraft sobre uma mesa vazia.

Ernest Doku, especialista de tecnologia da uSwitch, considera “muito excitante” a “competição” a que assistiu na CES2016. “A realidade virtual transporta-nos para outro mundo. Deixamos de ver o mundo à nossa volta e podemos ser projetados para uma praia ou para o topo de uma montanha no Japão, num futuro distante. É uma experiência completamente diferente”, garante Doku.

Parece ser o início de uma nova forma de viajar sem sair do lugar. Basta colocar um dispositivo que se assemelha a uns óculos especiais e entramos dentro de um filme. O que marca a diferença será a qualidade dos conteúdos, um pouco à imagem do que se passa já com o cinema a 3D (3 dimensões).

A Visualise, uma empresa de Londres já habituada a trabalhar com desportistas e estrelas do Rock, tem apostado em conteúdos panorâmicos a 100 por cento. “Capturamos as imagens com câmaras de 360 graus. São essencialmente bolas e as câmaras registam o vídeo em simultâneo. Depois, sincronizamos, juntamos e fundimos todo o conteúdo e produzimos uma esfera que transpomos para realidade virtual. Com o dispositivo deixamo-nos submergir nesse mundo e podemos olhar em volta”, explicou Henry Stuart, cofundador da Visualise.

Com mais de 3500 expositores presentes, a Feira de Consumíveis Eletrónicos termina esta sexta-feira (9 de janeiro), em Las Vegas. (EURONEWS)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA