Portugal: Morreu António Almeida Santos

(TVI24)

Morreu António Almeida Santos, fundador do Partido Socialista, anunciou o Presidente do partido, Carlos César na sua página no Facebook.

O político português tinha 89 anos e era Presidente Honorário do PS.

Carlos César lamenta a morte de António Almeida Santos, a quem diz dever “uma amizade quase paternal”.

“Em pouco tempo morreram dois amigos -Pedro Coelho e António Almeida Santos. Ao Pedro devo uma amizade fraternal e uma camaradagem continuada. A Almeida Santos, cuja notícia de falecimento acabo há pouco de receber, devo uma amizade quase paternal. Com Almeida Santos partilhei muitos e importantes momentos durante 40 (!) anos e com ele aprendi tanto. Era paciente, persistente, pedagogo e…tinha quase sempre razão, sem que tivesse que alterar o tom de voz para persuadir. Almeida Santos foi Presidente do PS e era agora nosso Presidente Honorário.
Adeus camaradas!”

António de Almeida Santos, nascido a 15 de fevereiro de 1926, em Cabeça, concelho de Seia, era licenciado em Direito pela Universidade Coimbra.

Foi ministro da Coordenação Interterritorial nos I, II, III e IV governos provisórios (demitiu-se no IV Governo), ministro da Comunicação Social no VI Governo Provisório, ministro da Justiça no I Governo Constitucional, ministro adjunto do primeiro-ministro no II Governo Constitucional, ministro de Estado e ministro dos Assuntos Parlamentares no VI Governo Constitucional, deputado eleito pelo PS desde a I Legislatura, líder do Grupo Parlamentar do PS entre 1991 e 1994, presidente do Partido Socialista desde 1992, membro do Conselho de Estado, de 1985 a 2002, presidente da Assembleia da República nas VII e VIII legislaturas e membro do Conselho de Estado na IX Legislatura.

Além de presidente honorário do PS, era sócio da Academia Nacional de Belas-Artes.

Recorde-se que no passado dia 12 de janeiro morreu outro socialista, o fundador do partido  Pedro Coelho. (TVI24)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA