Polacos manifestam-se contra nova lei dos media (vídeo)

(EURONEWS)

Centenas de polacos mobilizaram-se este sábado contra a nova lei da comunicação social. A legislação aprovada na quinta-feira concede ao ministro das Finanças o poder de nomear os responsáveis da televisão e rádio públicas. O governo do partido conservador e eurocético Lei e Justiça, no poder há dois meses, é acusado de querer controlar os media do Estado.

“Manifestamo-nos porque a liberdade de imprensa está em perigo, porque a democracia está em perigo. Os media são fundamentais em democracia. Se os meios de comunicação social não puderem escrutinar as autoridades, os cidadãos ficam sem saber o que fazem as autoridades” – afirma Mateusz Kijowski, do Comité de Defesa da Democracia.

Um dia depois de aprovar a lei, o governo de Varsóvia nomeou para a chefia da TV pública Jacek Kurski, antigo jornalista e deputado do partido Lei e Justiça.

A Comissão Europeia está preocupada com a nova legislação e pediu esclarecimentos ao executivo polaco. Na resposta, Varsóvia avisou Bruxelas para não se intrometer nos assuntos nacionais com base em “relatórios politicamente parciais”. A Comissão vai discutir a questão no dia 13. (EURONEWS)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA