Papa lança vídeo mensagem para promover diálogo entre religiões

(AFP)

O Papa Francisco lançou, nesta quinta-feira, um novo vídeo mensagem para promover o respeito e o diálogo entre as religiões, um compromisso com espectadores de todo o mundo que se repetirá a cada mês.

Na mensagem, com dois minutos de duração e disponível na página RomeReports.com, o pontífice argentino aparece sentado em seu escritório no Vaticano e falando em espanhol.

O fato de que “a maior parte dos habitantes do planeta se declaram crentes” deveria provocar “um diálogo entre as religiões”, disse o papa.

“Muitos pensam diferente. Buscam a Deus e o encontram de maneiras diversas”, reconhece o papa, que deseja difundir, através desse meio de comunicação, a súplica do mês: “que o diálogo sincero entre homens e mulheres de diferentes religiões traga frutos de paz e justiça”.

O vídeo também mostra uma mulher, um sacerdote, um rabino e um muçulmano que afirmam sua crença em Buda, Deus, Jesus Cristo e Alá e seguram em suas mãos um símbolo da própria religião: uma estátua de buda, um candelabro de sete braços, uma imagem do menino Jesus, um masbaha (rosário muçulmano).

A mensagem poderia irritar os tradicionalistas e conservadores, que rejeitam o que consideram uma confusão entre as religiões.

Também aparecem no vídeo imagens de Francisco no Muro das Lamentações de Jerusalém com o rabino Abraham Skorka e o professor muçulmano Omar Abboud e também em Santo Sepulcro com o patriarca ortodoxo de Constantinopla, Bartolomeu I.

Francisco, que visitou uma mesquita e um templo budista, entrará pela primeira vez em uma sinagoga de Roma, no dia 17 de Janeiro, um gesto a favor do entendimento entre as diferentes religiões.

Seus vídeos, em que falará sempre em espanhol, serão gravados pelo Centro Televisivo Vaticano. Eles estarão disponíveis em 10 idiomas e serão transmitidos pelo Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. (AFP)

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA