Namibe: Responsável pede maior empenho e responsabilidade aos gestores escolares

professores participam no seminário de refrescamento (Foto: Frederico Herculano)

O chefe do departamento de inspecção do sector da educação do Namibe, Feliciano Augusto, pediu nesta quinta-feira, maior empenho, responsabilidade e dedicação por parte dos professores.

No seu discurso proferido no encerramento de um seminário de formação pedagógico, o responsável considerou que para se ser gestor escolar é necessário dinamismo, visão, sacrifício e comprometimento com a causa, sendo que a responsabilidade é enorme desde o ponto de vista pedagógico, financeiro e administrativo.

O responsável frisou que um gestor de uma escola precisa de coordenar e controlar todos os aspectos inerentes ao ambiente escolar, tornando-se em agente transformador que deve despertar o potencial de cada membro ou componente da instituição, fazendo com que tornem num espaço onde todos cooperam, aprendem e ensinam durante o tempo todo.

“É nosso dever e obrigação revermos todos os aspectos constrangedores para que os possamos superar e olhar para outros que constituem desafios para atingir as metas preconizadas. Estes desafios deverão constar no projecto pedagógico que contribuirá um guia orientador de todo trabalho que se pretende acabo”, disse.

Considerou importante os desafios pedagógicos que devem ser periodicamente revistos, avaliando-se em actuação do gestor da escola que tem sido mais expressiva, fazendo uma auto-correcção em busca de novas perspectivas junto da comunidade escolar, para redobrar as acções quando for necessário.

Apelou aos gestores a aplicarem bem aos conteúdos adquiridos durante o seminário de modo a que produzam bons resultados e frutos abundantes para o bem das crianças. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA