MPLA/BP: Comunicado sobre o falecimento do General Sanjar, ex-Chefe do Estado-Maior General das FAA

Sede Nacional do MPLA (MPLA)

O Bureau Político do Comité Central do MPLA enviou à Redacção do Portal de Angola uma nota de imprensa que abaixo reproduzimos na íntegra:

BUREAU POLÍTICO DO COMITÉ CENTRAL

SOBRE O FALECIMENTO DO GENERAL SANJAR,

EX-CHEFE DO ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FAA

Foi com profunda comoção que o Bureau Político do Comité Central do Partido tomou conhecimento do falecimento do General de Exército AGOSTINHO FERNANDES NELUMBA “SANJAR”, antigo guerrilheiro do MPLA, durante a Luta Armada de Libertação Nacional e ex-Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), ocorrido dia 08 de Janeiro de 2015, em Joanesburgo, África do Sul, por doença.

Filho de antigos combatentes, AGOSTINHO NELUMBA “SANJAR” foi pioneiro do MPLA, tendo-se tornado um dos destacados cabos de guerra das extintas Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), que, com bravura inigualável, contribuíram decisivamente para a conquista e consolidação da independência, da liberdade e da emancipação do povo angolano.

Fruto da confiança que lhe fora depositada superiormente, após a proclamação da Independência Nacional de Angola, em 11 de Novembro de 1975, o Camarada AGOSTINHO NELUMBA “SANJAR”, que contava 62 anos de idade, desempenhou funções de destaque, tanto nas Forças Armadas como no Governo, entre as quais as de Vice-Chefe do Estado-Maior General das FAA, de Comandante da Frente Norte, de Chefe do Estado-Maior General das FAA e a de Secretário de Estado da Defesa.

Pelo infausto acontecimento, o Bureau Político do Comité Central do MPLA inclina-se perante a memória deste ilustre combatente da Pátria angolana e, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do Partido, endereça, à família enlutada e ao Ministério da Defesa Nacional, as suas mais sentidas condolências.

Luanda, 11 de Janeiro de 2016.

O BUREAU POLÍTI DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA.