MIREX e MES assinam acordo no domínio da formação de quadros superiores

Ministro do Ensino Superior, Adão do Nascimento (Foto: Francisco Miudo/Arquivo)

Os ministérios das Relações Exteriores (MIREX) e do Ensino Superior (MES) assinaram hoje, sexta-feira, em Luanda, um acordo de formação na área da diplomacia e das relações internacionais no subsistema de ensino superior no país.

Foram signatários do acordo de cooperação os titulares da pasta do MIREX, George Rebelo Chicoti, e o por parte do MES, Adão do Nascimento.

Segundo o ministro George Chicoti, o acordo é celebrado no âmbito do Instituto de Relações Internacionais e que permite prosseguir o seu programa de formação e o devido reconhecimento pelo Ministério do Ensino Superior.

“As duas instituições estão a dar mais uma contribuição no domínio da formação de quadros superiores em Angola e de forma facilitada”, explicou.

Por seu turno, o ministro Adão do Nascimento disse que o presente acordo enquadra-se nas prioridades do Executivo na continuidade de formar quadros nos diferentes sectores e o MES subscreve as intenções com o compromisso de enquadrar bem o referido instituto no subsistema de ensino superior.

Adão do Nascimento garantiu que as duas instituições vão estender a acção formativa em outras especialidades fora do instituto de relações internacionais, visto que os diferentes serviços da diplomacia angolana precisam de técnicos.

O acordo estabelece que as duas instituições promovam a criação formal do Instituto Superior para as Relações Internacionais (ISRI), bem como satisfazer a necessidades de recursos humanos especializados no domínio da diplomacia e das relações internacionais.

As actividades de colaboração entre as partes, nos termos do presente acordo deverão incentivar a cooperação efectiva do reforço institucional e o planeamento estratégico dos programas. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA