Ministro da Geologia e Minas fala sobre política ambiental no sector

Ministro angolano da Geologia e Minas, Francisco Queiroz (Foto: Alberto Julião)

Um pronunciamento sobre a política ambiental no sector da geologia e minas será efectuado, sexta-feira, em Luanda, pelo titular da pasta, Francisco Queiroz, numa actividade alusiva ao Dia Nacional do Ambiente, a assinalar-se a 31 de Janeiro, anunciou hoje o Ministério através de um comunicado dirigido à Angop.

Segundo a nota, o governante angolano, além de tratar da política do executivo e a situação actual do estado do ambiente na exploração mineira, abordara igualmente aspectos ligados a actualização do mapa de produção do diamante de 2015.

Entre outros assuntos, o ministro da Geologia e Minas vai apresentar ainda a posição do país sobre o mercado internacional de diamantes, importância do investimento na prospecção e exploração de minerais, bem como vai referir-se sobre a relação entre estudo de impacto ambiental e financiamento na área da mineração.

A semana nacional do ambiente, iniciada segunda-feira, decorre nas 18 províncias de Angola, sob auspícios do ministério de tutela, em alusão ao 31 de Janeiro, Dia Nacional do Ambiente.

Em parceria com as associações ambientais, a efeméride esta a ser marcada pela realização de várias actividades, com realce para o workshop de auscultação com as instituições de defesa do sector sobre o Programa Nacional de Formação e Educação Ambiental.

O Dia Nacional do Ambiente foi instituído a 31 de Janeiro de 1976, pelo fundador da nação, António Agostinho Neto, em referência ao encerramento da primeira Semana de Conservação da Natureza, realizada em Luanda, com a participação de delegações de Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, todos de países de expressão portuguesa. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA