Ministro afirma que 4 de Fevereiro impulsionou espírito libertador dos angolanos

Ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria - Cândido Pereira Van-Dunem (Foto: Pedro Parente)

A determinação e o sacrifício consentido pelos heróis do 4 de Fevereiro na luta contra o colonialismo português foi apontada como veículo da conquista da soberania da nação, por representar o impulso do espírito libertador do povo angolano.

A consideração foi manifestada pelo ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Cândido Pereira Van-Dúmen, quando falava à Angop por ocasião da efeméride que se comemora no próximo dia 4 de Fevereiro.

O governante realçou que o espírito patriótico dos valorosos combatentes naquela altura possibilitou que Angola saísse do jugo colonial e alcançasse a sua independência, afirmando-se perante a África e ao mundo como um país livre.

Foi uma luta difícil para que os angolanos passassem a ser donos de si próprios e começassem a reconstruir a sua terra, erguendo infra-estruturas sociais para seu benefício.

“ Hoje, eu vejo Angola livre e independente graças a coragem dos nossos combatentes e heróis que conseguiram dignificar o país”, frisou.

Como exemplo o ministro exemplificou o caso da comuna do Xangongo, província do Cunene, que com o alcance da estabilidade política no país tem registado níveis de desenvolvimento aceitáveis, como a construção de infra-estruturas, estradas asfaltadas, escolas, postos de saúde, água e energia eléctrica, entre outros.

Advogou a necessidade de exaltar cada vez mais o espírito dos heróis do 4 de Fevereiro, pela sua tenacidade e patriotismo.

“É preciso que honremos todos aqueles que, com catanas na mão, iniciaram a luta pela independência do país” disse.

No dia 4 de Fevereiro de 1961, patriotas ligados ao MPLA, desencadearam um ataque contra a cadeia de São Paulo e a Casa de Reclusão, em Luanda, dando início à Luta Armada de Libertação Nacional, que culminou com a proclamação da Independência de Angola, em 11 de Novembro de 1975.

A par do 4 de Fevereiro, as datas de referencia em Angola são o 4 de Abril” Dia da Paz e Reconciliação Nacional” 17 de Setembro “Dia do Herói Nacional” e 11 de Novembro, “Dia da Independência”. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA