Ministra do Comércio da Zâmbia no país para o reforço da cooperação

Margaret D. Mwanakatwe (DR)

A ministra do Comércio e Indústria da República da Zâmbia, Margaret D. Mwanakatwe, chegou na noite de hoje (quarta-feira) ao país para uma visita de trabalho de 72 horas, visando o reforço da cooperação entre as duas instituições congéneres.

A governante zambiana, que não prestou declarações à imprensa no Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro, recebeu cumprimentos de boas-vindas do secretário de Estado para o Comércio Interno, Álvaro Augusto Soares Paixão Júnior, e de altos funcionários da Embaixada da Zâmbia em Angola.

Segundo apurou a Angop, a agenda de trabalhos reserva para quinta-feira (dia 21) a assinatura de um protocolo bilateral visando o reforço da cooperação, na sede do Ministério do Comércio, durante a qual a parte angolana terá como signatária a titular do sector, Rosa Pacavira, seguindo-se de uma visita à Agência para Promoção de Investimento e Exportação de Angola (APIEX).

No período da tarde do mesmo dia está reservado um encontro com a ministra da Indústria, Bernarda Gonçalves Martins, e na manhã do último dia da visita (sexta-feira) a ministra zambiana visitará a Zona Económica Especial, para no período da tarde regressar ao seu país.

Angola e a República da Zâmbia mantêm excelentes relações de cooperação no quadro bilateral e a nível da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), abrangendo as áreas político-diplomática, defesa e segurança, transportes, educação, saúde, agricultura, comércio, geologia e minas e petróleos, entre outros sectores.

Os dois países cooperam igualmente no âmbito da Conferência Internacional dos Grandes Lagos (CIGL), uma plataforma político-diplomática que visa essencialmente pacificar os conflitos nesta região do continente africano. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA