Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social em conselho consultivo

António Pitra Neto - Ministro da Administração Pública,Trabalho e Segurança Social (Foto: Gaspar Dos Santos)

O ministro da Administração Pública, Trabalho e segurança Social (MAPTSS), Pitra Neto, exortou os funcionários da instituição a centralizar maior atenção no programa de valorização do serviço público e nas medidas de reajustamento da protecção social obrigatória.

A exortação foi feita hoje, sexta-feira, durante o discurso de abertura do Conselho consultivo do MAPTSS que teve início na comuna de Cabíri, município de Icolo e Bengo, em Luanda, com objectivo de analisar as actividades realizadas no ano de 2015.

O apoio a diversificação da economia e o melhoramento das diversas localidades do país foram igualmente apontadas para uma maior ponderação dos funcionários do MAPTSS no decurso de 2016.

Na ocasião, o Ministro solicitou aos responsáveis, funcionários e agentes das respectivas direcções do MAPTSS e Instituições Públicas, mais competência e atitude no respeito a legislação em vigor, visando adequar as necessidades económicas, financeiras e sociais impostas pelo contexto.

Acrescentou ainda que o pedido consubstancia-se na correspondência das exigências éticas, deontológicas e cívicas inerentes a responsabilidade de cada funcionário ou responsável da Administração Pública e não só.

Pitra Neto enfatizou igualmente a necessidade imperiosa de todos conhecerem devidamente o quadro legal em vigor sobre Administração Pública bem como do Trabalho, tendo em conta a sua utilidade.

Lembrou que o Executivo angolano colocou a disposição, em particular, aos parceiros sociais, um “ Manual Prático Sobre Civismo para Trabalhador”, e os “ Contributos sobre a Ética e Deontologia para Empregadores e Gestores” que vão certamente auxiliar o melhoramento dos cidadãos sobre a sua conduta e comportamento nos locais de trabalho, residência e via pública.

O Conselho consultivo do MAPTSS que finda hoje prevê apreciação da resenha das actividades do sector em 2013 a 2015 e do plano de actividades para o presente ano.

Para além do titular da pasta do MAPTSS, fizeram-se Presente no evento, o Administrador Municipal de Icolo e Bengo, Adriano Mendes de Carvalho, o Secretário de Estado do MAPTSS, António Paulo, entre outros. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA