MAT insta governador assegurar gestão de Luanda e apoiar o titular do poder executivo

Governador cessante da província de Luanda, Graciano Domingos e o novo governador de Luanda, Higino Lopes Carneiro (Dir.) (Foto: Alberto Julião)

O ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, instou hoje, quinta-feira, o novo governador de Luanda, Higino Carneiro, que assegure a gestão política da Província e apoie o titular do poder executivo na materialização do Plano Director Metropolitano da Província.

O governante proferiu estas palavras quando procedia, em representação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a apresentação do novo governador da Província de Luanda, aos funcionários deste pelouro.

Cabe doravante ao novo governador de Luanda Francisco Higino Lopes Carneiro, segundo Bornito de Sousa, assegurar também a direcção da gestão integrada dos municípios e cidades de Luanda.

Segundo Bornito de Sousa, o sucesso da governação depende do envolvimento e do desempenho de todos, nomeadamente dos cidadãos das empresas e da sociedade civil, sendo que uma responsabilidade acrescida reside nos administradores dos municípios e cidades que estão na primeira linha do contacto com as comunidades e os seus problemas.

“Se até agora esperávamos que fosse o Estado a resolver quase todos os problemas, hoje a resolução dos problemas locais, como a prestação dos serviços básicos como a recolha dos resíduos sólidos, abastecimento de energia e águas, os serviços de assistência médica e o acesso ao ensino têm de contar com o envolvimento de todos e para certos serviços mesmo, com a comparticipação financeira dos cidadãos e das empresas”, disse.

O responsável enalteceu a entrega, dedicação e sentido de missão do governador cessante, Graciano Domingos, na implementação da reforma administrativa do GPL, no processo de desconcentração profunda da administração da Província de Luanda no alinhamento já com as perspectivas das autarquias locais.

Solicitou o apoio de todos responsáveis municipais e de centralidades ao novo governador designado, general Francisco Higino Lopes Carneiro, no exercício das suas funções.

O novo governador de Luanda é natural do Cuanza Sul, general das FAA, mestre em ciências militares e graduado na ex-URSS, foi vice-ministro sem pasta do órgão coordenador do processo de paz, vice-ministro da administração do território, governador da Província do Cuanza-Sul, ministro das Obras Públicas, coordenador da comissão de gestão do governo da Província de Luanda, membro do Comité Central do MPLA e do Bureau Político, deputado da Assembleia Nacional e governador da Província do Cuando Cubango. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA