Lunda Sul: Mais de 200 mil alunos vão frequentar o ano lectivo 2016

Cerca de 230 mil Alunos vão frequentar o ano lectivo 2016 na Lunda Sul (Foto: ANGOP/Arquivo)

Duzentos e 35 mil alunos em todos os subsistemas de ensino vão frequentar o presente ano lectivo na província da Lunda Sul, anunciou hoje, sexta-feira, em Saurimo, o director provincial, Isaías Sacagima.

Em entrevista à Angop a propósito das condições para o arranque do ano lectivo 2016, Isaías Sacagima adiantou que significa um aumento, tendo em conta que em 2015 haviam sido matriculados 200 mil alunos.

O responsável acrescentou que 35 mil alunos do ensino primário entram pela primeira vez no sistema de ensino e aprendizagem, fruto da construção de 80 novas salas de aulas, acrescentando que o sector prevê inscrever cerca de 70 mil cidadãos no Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar.

Fez saber igualmente que até ao momento quatro mil crianças foram matriculadas nas instituições de infância (creche), tendo na ocasião considerado positivo o nível de aproveitamento no ano lectivo 2015, realçando que do ensino primário ao segundo ciclo do ensino secundário foi atingido a 95 por cento.

A província da Lunda Sul, que está situada no centro da região leste de Angola com 516.077 habitantes, possui 273 escolas, 247 primárias, 16 do I ciclo, 10 do II ciclo do ensino secundário, num total de 1.447 salas de aulas.

Constituída pelos municípios de Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo, a província contará no presente ano lectivo com um total de 3.394 professores. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA