Lunda Sul: Falta de maquinaria dificulta aumento da produção agrícola em Muconda

FRANCISCO BERNARDO- DIRECTOR MUNICIPAL DA AGRICULTURA EM MUCONDA (Foto: HÉLDER DIAS)

O director municipal da Agricultura do município de Muconda, 195 quilómetros a norte da cidade capital da província da Lunda Sul (Saurimo), Francisco Bernardo, afirmou quarta-feira, à Angop, que os agricultores da circunscrição carecem de maquinaria, para aumentarem a produção e a qualidade dos bens cultivados.

De acordo com o responsável, além de carecer de tractores, electrobombas, mangueiras para a irrigação e outros recursos para lavrar a terra, enfrenta problema no escoamento dos produtos.

Por outro lado revelou que na presente época agrícola 2015/2016 estão a ser cultivados cerca de 800 hectares de terra, contra os 500 da campanha passada, acrescentando que neste período serão produzidos essencialmente, banana, mandioca, feijão, couve, tomate, repolho e milho.

Informou que na presente campanha agrícola estão envolvidos cerca de 61 associações, 11 cooperativas de camponeses e 17 agricultores individuais.

Muconda é parcela da Lunda Sul com uma extensão de 27 mil 926 quilómetros quadrados e faz fronteira a norte e nordeste com os municípios de Saurimo (Lunda Sul), Catximo e Luia (Lunda Norte), a sul com o município do Dala e ao leste com o Luau (Moxico) e a RDCongo. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA