Lunda Norte: Governador constata andamento do sector da educação na província

Ernesto Muangala-Governador da Lunda Norte (Foto: Lino Guimarães)

O governador provincial da Lunda Norte, Ernesto Muangala, constatou quinta-feira, no Dundo, a direcção da educação ciência e tecnologia, com o objectivo de auscultar os problemas do sector e dos seus parceiros sociais, no âmbito do programa de acompanhamento às instituições públicas da província.

Muangala salientou no final do encontro que a intenção foi apenas um procedimento administrativo, radiografar o sector para saber como tem trabalhado, igualmente a preparação do presente ano lectivo para que decorra sem sobressaltos.

Rafael Bonito responsável do sindicato provincial dos professores e trabalhadores do ensino não universitário disse que o encontro visou estabelecer alguns acordos no que diz respeito aos problemas do sector, que afectam o corpo docente e que ainda não foram resolvidos por formas a se evitar paralisações desnecessárias.

Também para o dirigente da Associação dos Pais e Encarregados de Educação, António Martinho enalteceu a intenção do Governo em auscultar os seus parceiros sociais e também dar seguimento naquilo que deve ser o real papel dos pais e encarregados de educação.

Por seu turno, Francisco Manjulo, secretário-geral do Sindicato dos Professores disse que o encontro foi salutar, pelo facto de permitir a abordagem de determinadas situações que afligem os encarregados de educação, professores e alguns funcionários de determinadas direcções de escolas.

Adiantou que para a resolução das inquietações, o governo local, estabeleceu como prazos o próximo mês de Fevereiro.

Participaram do certame, para além dos parceiros sociais e os membros da direcção da educação, a vice governadora para a área política e social, delegado das finanças e o secretário do Governo, respectivamente. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA