Luanda: Administração do Cazenga realiza trabalho de toponímia

Marco Histórico do 4 de Fevereiro do Cazenga (ilustração) (Foto: Lucas Neto)

Placas de sinalização e identificação de algumas ruas, avenidas e artérias do município do Cazenga, província de Luanda, começaram a ser colocadas hoje, quarta-feira, numa iniciativa da administração local.

O administrador local, Victor Nataniel Narciso, adiantou que o trabalho de toponímia esta ser feito apenas em algumas áreas do município.

“ Quem esta atento já viu algumas placas que definem os limites do município, sinalização e identificação das principais artérias da municipalidade”, referiu o responsável.

De acordo com o administrador, a colocação de placas não será, numa primeira fase, em todos os pontos, porque alguns nomes existentes nada tem a ver com a história do Cazenga e Nação angolana.

O trabalho de toponímia, disse, é um processo longo e lento, implica consultas as populações, autoridades tradicionais e arquivos para rectificação de alguns nomes.

Victor Nataniel Narciso adiantou existirem zonas já definidas como as ruas A, N e F, na comissão do Cariango e Tala-Hadi, que estão contempladas para a colocação de placas com nomes.

Este trabalho de toponímia é uma necessidade, quer para os contratos de água, energia eléctrica, Policia Nacional e pessoas que não conhecem o município.

O lançamento do projecto enquadra-se nas comemorações da 22 edição das festas populares do município do Cazenga que se comemoram a nove de Janeiro de 2016.

O programa dos festejos do Cazenga prevê a realização actividades culturais, desportivas e campanhas de limpeza em toda a extensão da municipalidade.

Cazenga, um dos sete municípios da província de Luanda, conta com as comunas do Tala-Hadi, Hoji ya Henda e Cazenga. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA