Iraque lidará com Daesh sem forças norte-americanas

(AFP 2016/ MOADH AL-DULAIMI)

A luta contra terrorismo será realizada somente pelos iraquianos, sem envolvimento estrangeiro, disse aos jornalistas o ministro das Relações Exteriores do Iraque, Ibrahim al-Jaafari.

Discursando na reunião ministerial do primeiro Fórum árabe-indiano que teve lugar no domingo (24) na capital do Bahrein, Manama, al-Jaafiri afirmou:

“A gerência real de operações terrestres ou quaisquer outras operações contra o terrorismo no Iraque será realizada somente pelas forças iraquianas sem envolvimento de quaisquer outras forças além de alguns conselheiros”, disse al-Jaafari.

O político iraquiano também expressou a esperança de que se consiga derrotar o Daesh em todo território do Iraque, acrescentando que “O Iraque é um Estado soberano que não permitirá que ninguém viole a sua soberania”.

No domingo (24), em entrevista ao canal televisivo norte-americano CNN, o chefe do Pentágono, Ashton Carter, disse que os EUA enviarão ao Iraque uma unidade de tropas de desembarque para ajudar as forças locais a realizar operações contra o Daesh.

Esclareceu que o objectivo principal dos militares norte-americanos é ajudar as forças do Iraque, mas não disse quando, em que número e por que prazo os seus militares serão enviados. (SPUTNIK)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA