Huíla: JMPLA preparara gratuitamente jovens para ingresso na universidade

JMPLA (MPLA)

Novecentos e 50 jovens do município do Lubango, província da Huíla, começaram hoje, terça-feira, a receber aulas preparatórias gratuitas para o exame de acesso nas instituições do ensino superior.

Promovidas pelo secretariado provincial da JMPLA, as aulas têm como objectivo despertar e reforçar o espírito de voluntariado nos seus militantes e ajudar jovens com poucos recursos a ingressarem no ensino superior.

O primeiro secretário da JMPLA, Fernando Bartolomeu Cativa, sublinhou que os jovens vão receber explicações nos cursos de ciências de educação, engenharia, direito, economia e comunicação social.

Para facilitar as aulas, o também deputado a assembleia nacional disse que o processo vai contar com apoio de 87 professores que leccionam em várias instituições de ensino superior existentes na província da Huíla.

“Há jovens que terminam o ensino médio sem a preparação adequada, sem conhecimento das matérias específicas que saem nos exames de acesso, pelo que não conseguem ingressar nas instituições de ensino superior”, realçou.

Esclareceu que o evento vai durar 27 dias e não tem nada a ver com aspectos políticos, mas sim facilitar o ingresso dos jovens no ensino superior, através de aulas gratuitas em função dos modelos de estudos que são dados na altura das inscrições.

“ Ninguém foi chamado para se inscrever na JMPLA, as inscrições que fizeram visa participar no processo preparatório para o ingresso na universidade e a organização está interessada em apoiar os jovens que queiram aumentar o seu nível académico”, justificou.

No ano passado mil e 200 jovens frequentam aulas gratuitas e mil e 100 conseguiram ingressar em várias instituições de ensino superior existentes na província da Huíla. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA