Huíla: Bombeiros registam 128 incêndios com danos avaliados em mais de 15 milhões de Kwanzas

Incêndios causam danos na Huíla (Foto: Lucas Neto)

Pelo menos 198 incêndios de pequenas e médias proporções foram registados na província da Huíla em 2015, pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, tendo causado danos materiais estimados 15 milhões 569 mil e 739 Kwanzas.

Em declarações hoje, quinta-feira, à Angop, no Lubango, o porta-voz daquele organismo policial, Inocêncio Hungulo, observou haver um aumento de 58 incêndios e 15.062.176 Kz em danos comparativamente a 2014.

Afirmou que dos incêndios em causa, 93 foram por negligência, 38 por curto-circuito, 29 por fogo posto, igual número por fuga de gás, oito por descargas eléctrica e um por sobrecarga eléctrica, que afectaram 110 residências, bem como 88 infra-estruturas sociais públicas e privadas.

Precisou que no período em referência foram feitas 226 evacuações de pacientes em distintas unidades hospitalares e procedeu a 21 resgate e salvamento de pessoas.

“No âmbito preventivo, levou-se a cabo no ano transacto 177 visitas de aconselhamento as administrações de bairros na Huíla, bem como as zonas turísticas e aos objectivos que possuem piscinas, na perspectiva de se acautelar eventuais riscos de afogamentos”, disse.

Relativamente ao ano em curso, Inocêncio Hungulo, disse que o Serviço de Protecção Civil e Bombeiro vai continuar a desenvolver acções de palestras para sensibilizar às pessoas a não viverem em zonas de risco e a prevenirem-se de eventuais incêndios. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA