Huíla: Anunciada extensão da rede de energia eléctrica no Lubango

Huíla: Rede de distribuição de electricidade (Foto: Morais Silva)

Cento e 50 quilómetros da rede de média tensão de energia eléctrica serão estendidos este ano, no município do Lubango, província da Huíla, pela Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE), em benefício de mais de 300 mil pessoas, numa primeira fase.

O facto foi anunciado neste domingo, na cidade do Lubango, pelo director regional da ENDE, Francisco Fernando, à margem da inauguração de três postes de transformação de energia na zona do Cristo Rei e Palanca.

Sem mencionar o montante do investimento, o responsável disse que neste momento decorre o processo de cadastramento em algumas zonas da urbe, tendo destacado as do Nambambe, Kwawa, Mitcha, Machiqueira e Senhora do Monte.

As zonas do Palanca (Humpata), Matala e Chibia também serão contempladas, com vista a garantir o fornecimento de energia eléctrica às populações.

Salientou que o projecto visa igualmente distribuir energia eléctrica em áreas onde a potência do produto é fraco.

“A colocação de postos de transformação nas zonas urbanas e sub-urbanas vai permitir as ligações domiciliares”, disse Francisco Fernando.

Precisou que a sua instituição está também a efectuar um levantamento exaustivo em áreas onde a energia ainda não chegou.

“Temos a prerrogativa, através de um projecto local, fazer o melhoramento do fornecimento de energia eléctrica com base na colocação de postos de transformação nos bairros, bem como da reabilitação da rede de distribuição, visando a satisfação das necessidades dos clientes”, referiu.

Francisco Fernando indicou que as acções da instituição que dirige estão alinhadas ao grande projecto do Executivo angolano, que visa o combate à fome e à pobreza. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA