Hospital do Kilamba Kiaxi conta com serviço de Estomatologia

Hospital do Kilamba Kiaxi com mais serviços (Foto: ANGOP/Arquivo)

Uma sala para o tratamento de estomatologia, com capacidade de atendimento de 20 pacientes por dia, foi inaugurada hoje, segunda-feira, no Hospital Materno Infantil do Kilamba Kiaxi, Distrito Urbano com mesmo nome, em cerimónia presidida pelo administrador local, Domingos João Lourenço.

No acto inaugural, o administrador Domingos João Lourenço pediu aos técnicos que preservem o equipamento e que tenham em atenção a manutenção do mesmo.

“São serviços em que o Estado investe muito dinheiro para resolver os problemas da população, sabemos o momento em que estamos a viver, mas sua Excelência o Presidente da República, José Eduardo dos Santos , priorizou o combate a esta enfermidade, redução da pobreza, porque o ser humano tem que estar bem”, frisou.

O novo serviço de especialidade vai contar com nove técnicos e uma médica estomatologista. A equipa vai trabalhar das 8 às 15 horas.

A directora do Hospital, Ermelinda Soito, afirmou que a população tem que estar cada vez mais sensibilizada que a procura por serviços de saúde oral não deve ser só nas ocasiões em que temos alguma patologia que nos incomode, mas deve fazer parte do perfil de saúde de todo o cidadão.

Disse que o hospital vai incluir este serviço dentro da consulta pré-natal para que a mulher grávida tenha boa saúde oral para o seu bem estar e para que tenha um bebé saudável.

A directora informou que o hospital conta agora com 13 serviços. Há um mês abriu o serviço de rastreio do colo do útero.

O Hospital materno infantil do Kilamba Kiaxi atende as especialidades de pediatria, obstetricia, banco de urgência na maternidade e na pediatria, bloco operatório, consulta pré-natal, planeamento familiar, vacinação, testagem voluntaria de HIV, psicologia, hemoterapia, fisioterapia e genecologia. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA