Há 9.741.792 eleitores inscritos para votar

(TVI24)

Se não houver maioria, a segunda volta eleitoral decorrerá a 14 de fevereiro.

Mais de 9,7 milhões de eleitores são hoje chamados a escolher o novo Presidente da República, que irá substituir Cavaco Silva, sendo dez os candidatos, o que constitui um recorde de nomes no boletim de voto.

Se um dos candidatos obtiver mais de 50 por cento dos votos será eleito já hoje chefe de Estado, mas caso contrário haverá uma segunda volta, a 14 de fevereiro, com os dois concorrentes mais votados.

Os dez candidatos aparecem no boletim de voto pela seguinte ordem: Henrique Neto, António Sampaio da Nóvoa, Cândido Ferreira, Edgar Silva, Jorge Sequeira, Vitorino Silva (Tino de Rans), Marisa Matias, Maria de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa e Paulo Morais.

Para o sufrágio deste domingo estão inscritos um total de 9.741.792 eleitores, 85.318 mais do que em 2011.

As mesas de voto estarão abertas entre as 8:00 e as 19:00 em todo o país, mas, devido à diferença horária, as urnas nos Açores abrem e fecham uma hora mais tarde em relação à hora de Portugal Continental e da Madeira.

Este domingo, às 20 horas surgem as projeções e os primeiros resultados da noite.

O próximo Presidente da República tomará posse perante a Assembleia da República no dia 9 de março, no último dia do mandato do atual Chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva.

Este domingo, a partir das 20:00 horas, em simultâneo na TVI, TVI24,TVI Internacional e TVI África, destaque para as projecções da noite e para os primeiros resultados das eleições para o próximo Presidente da República, juntamente com as reacções e as várias opiniões dos nossos comentadores.

Na TVI24, ao longo de todo o dia, os nossos jornalistas informam sobre este acto eleitoral, com reportagens e diretos, acompanhando as votações e todos os acontecimentos relevantes, que poderá acompanhar na no site da TVI24 ao minuto.

Para participação nas redes sociais a hashtag a usar é #presidenciaistvi24. (TVI24)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA