Governante quer maior investigação para promoção da saúde

Maria Candida Teixeira Ministra da Ciência e Tecnologia (Foto: ANGOP)

A ministra da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Teixeira, disse quarta-feira, em Luanda, que a investigação é uma abordagem que deve ser realizada para promoção da saúde, através de contributos de diversas disciplinas como a economia, estatística, informática, entre outras especialidades.

Segundo a governante, que discursava no encerramento do XI Congresso Internacional dos Médicos de Angola, que iniciou dia 26 deste mês, a informação educacional da população deve incidir sobre a adopção de hábitos e estilos de vida saudáveis, em que os médicos devem assumir um papel fundamental, no sentido de contribuírem para a educação e literacia em saúde.

Referiu ser necessário garantir uma relação médico/paciente sustentada em valores éticos e na comunicação mais afectuosa, por ser um elemento fulcral na humanização dos cuidados de saúde.

Apelou aos técnicos de saúde no sentido de prestarem mais atenção às vítimas dos acidentes de trânsito, por esta ser a segunda causa de morte no país, depois da malária. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA