Faleceu vítima de doença antigo Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas

Vice-Ministro da Defesa Nacional para a Administração e Finanças Foto: ANGOP)

O ex-chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, general de Exército, Agostinho Fernandes Nelumba “Sanjar” faleceu na noite de sexta-feira (8), na África do Sul, vítima de doença, soube hoje, sábado, em Luanda, a Angop de fonte oficial.

De acordo com uma nota do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, o malogrado, nascido a 25 de Novembro de 1952, no município do Tchitato, Lunda Norte, licenciou-se em 1976 em ciências militares na academia militar Michail Vassilievich Frunze, na antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Especializado em telecomunicações, assumiu o cargo de chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA) a 24 de Junho de 2003.

Especializou-se também em telecomunicações nas escolas da ex-União Soviética (1981/1985), tendo feito também neste país o curso superior de Comando e Estado Maior de brigada e divisão.

O general Sanjar exerceu, dentre outros cargos, a função de vice-ministro da Defesa Nacional para Administração e Finanças, a de vice-chefe de Estado Maior General das FAA para o Planeamento e Organização, comandante da frente norte, chefe das comunicações na terceira região, chefe adjunto da Direcção de Comunicação e também da Direcção Principal de Operações do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas.

Durante a sua carreira militar, cumpriu as funções de chefe da Direcção de Estabelecimento de Ensino Militar do Estado Maior General, chefe do Estado Maior General adjunto das extintas Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) e membro da Comissão Conjunta para a formação das FAA. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA