Etiópia: Ministro das Relações Exteriores desenvolve contactos bilaterais

Georges Chicoti, ministro das Relações Exteriores (Foto: Pedro Parente)

O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, manteve esta quinta-feira, em Addis Abeba (Etiópia), uma série de contactos com distintas entidades estrangeiras que se encontram nesta região para participar na 6ª Sessão Ordinária de União Africana (UA), convocada para os dias 30 e 31 deste mês.

Segundo o embaixador de Angola na UA, Arcanjo do Nascimento, que falava à imprensa, o chefe da diplomacia angolana encontrou-se com um dos candidatos à secretário-geral das Nações Unidas, cujo nome não revelou.

Acto contínuo, reuniu-se com a ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia, Margot Waustrom, e com o secretário de Estado das Relações Exteriores da Espanha, Ignácio Wianez.

Relativamente ao tema central da Cimeira, que este ano é dedicada aos direitos humanos, o embaixador disse que o objectivo é o de se dar uma importância especial à igualdade do género.

Sobre aos direitos humanos, Arcanjo do Nascimento reconheceu que o assunto foi sempre negligenciado, não nos programas concebidos, mas na acção prática da UA.

“A actividade da UA, relativamente aos direitos humanos e os grupos vulneráveis, nunca teve a dimensão que era desejável, pelo menos nos objectivos que constam no acto constitutivo”, notou.

Precisou que o objectivo agora, com essa exaltação da questão dos direitos humanos na agenda deste ano da UA, é o de mobilizar os países para a importância da protecção dos direitos das mulheres que ainda são consideradas um grupo vulnerável. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA