Elaborando o Orçamento Familiar

(Foto: Salvador Serrato)

* Salvador Serrato

Que bom que a sociedade evoluiu nas relações familiares, especialmente no sentido sadio da comunicação, aonde aquela figura do PAI Chefe da Casa, a MÃE Relações Públicas, que transmitia as ordens do CHEFE ruiu e as coisas começaram a clarear e todos, participam e fazem o fortalecimento do Castelo, ou do ORÇAMENTO DA CASA.

O convite e desafio que faço aqui é reunir a família para o PLANEJAMENTO das Ações em relação ao DINHEIRO. De uma forma Simples proponho elencar as Entradas, as Saídas, contemplando um percentual de Investimento, ou seja a família irá enxergar o Amanhã Financeiro!

Para todos os efeitos lembro que é preciso sempre cuidados no Planejamento das Ações, sejam em Compras, as formas de fazê-las (Pagamentos), os Custos envolvidos, assim como, cuidado com o trato das Entradas, pois o que é eventual, merece atenção redobrada.

Queremos realizar muitos desejos, porem, o PLANEJAMENTO será fundamental para o êxito total, assim, disponibilizo nesta orientação uma planilha com alguns módulos: 1) RENDA FAMILIAR: Entradas, considerando o Planejamento teremos SALÁRIOS, 13º, Resgates Aplicações, Empréstimos, … 2) HABITAÇÃO E ALIMENTAÇÃO, Supermercado, Água, Luz, Telefone ….. 3) SAÚDE, Médicos em Geral 4) TRANSPORTES: Taxi, Ônibus, Metro,  5) AUTOMÓVEL, Manutenção, Combustível, Multas, Impostos, Licenciamento, Financiamento, … 6) DESPESAS CUIDADOS PESSOAIS: Cabelo, Depilação, Cosméticos, Perfumes …… 7) LAZER, Cinema, Teatro, Viagens, Livrarias, 8)  FINANCEIRO, Aplicações (aqui cuidado: é preciso saber aonde está aplicando), financiamentos , eventuais carnês, ….. 9) EDUCAÇÃO FAMILIAR, Mensalidades, Materiais, Uniformes, Extracurriculares, Mesadas. Desta forma, teremos uma Visão Global do Trânsito e Disponibilidade dos Recursos.

Ratificando a ideia é fazer Gestão dos Recursos, ou seja, PLANEJAMENTO, sugiro aqui o monitoramento, por todos do núcleo familiar, das ENTRADAS, das SAÍDAS, e principalmente dos INVESTIMENTOS, pois estaremos PLANEJANDO  e provisionando as RESERVAS, para os projetos (DESEJOS) e ou poder fazer frente a algum imprevisto.

Excelentes Controles, e que todos os Desejos sejam Realizados!

(DR)
(DR)

*Consultor, Palestrante, Facilitador e Professor

Descarregue: Planilha Financeira Familiar 2016

 

4 COMENTÁRIOS

  1. Sem dúvidas! todas as famílias precisam colocar em praticar este Orçamento, claro, dentro do seu Planejamento, afinal é preciso respeitar limites.

  2. Salvador Serrato, Parabèns!
    Mesmo tendo consciência, esta ferramenta e orientações vem reforçar a necessidade de se Planejar, para evitar surpresas futuras.

DEIXE UMA RESPOSTA