David Silva é bi-campeão africano júnior

David Silva Xadrezista Angolano (Foto: Antonio Escrivão/Arquivo)

O mestre internacional David Silva sagrou-se bi-campeão continental júnior de xadrez após conquista antecipada nesta segunda-feira do campeonato africano que termina terça-feira em Vitória, Ilhas Seychelles.

Depois de tê-lo feito na edição de 2014 que Angola albergou, o atleta soma 7,5 pontos mercê do triunfo na penúltima jornada ante o seu compatriota Sílvio Famoroso, contra 6,5 do seu directo opositor, o mestre internacional egípcio Adham Fawzy, que na presente ronda venceu o angolano Cristiano Aguiar.

Mesmo que o jogador do Progresso Associação Sambizanga perca o último jogo e o segundo classificado vença terminariam ambos com 7,5 pontos, mas o angolano teria vantagem no primeiro iten de desempate, o jogo entre si.

Terça-feira, na derradeira jornada, David Silva defronta Jemusse Zhemba, do Zimbabwe, quinto colocado com 5,5 pontos, enquanto o segundo classificado Adham Fawzy terá pela frente Reinhold Bezuidenhout, da África do Sul, quarto da geral com iguais 5,5/p.

Nesta última jornada o mestre FIDE Cristiano Aguiar joga com Antenaina Rakotomaharo, do Zimbwbwe, enquanto Sílvio Famoroso defronta Ali Nassrali, da Argélia.

No sector feminino, Maria Domingos mantém-se na segunda posição com 5,5 pontos após triunfo nesta segunda-feira ante Joyce Nyaruali, do Quénia. A egípcia Shahenda Wafa também conservou a liderança com 6,5 pontos.

Esperança Caxita perdeu ante Ehab Tasneem, do Egipto, estando na quarta posição, enquanto Luzia Pires venceu Liza Adeline e Delfina João descansou por força de calendário.

Terça-feira na última jornada Esperança Caxita descansa. A jogadora da escola Macovi já não tem hipótese de conquistar o troféu e consequentemente o título inédito de Grande Mestre como era objectivo da Federação Angolana de Xadrez (FAX).

Maria Domingos joga com Elgine Crea (Seychelles), Luzia Pires com Sune Du Toit (África do Sul), e Delfina João com Elza Hoareau (Seychelles). (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA