Cunene: Mais de 25 mil cidadãos terminam processo de alfabetização

Aula de alfabetização (Foto: José Filipe)

Vinte e cinco mil e 594 cidadãos concluíram com êxito a I e II fases do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE), no decurso do ano de 2015 , a nível dos seis municípios que compõem a província do Cunene.

Em declarações hoje, sexta-feira, à Angop, o chefe de departamento de planeamento de estatística e recursos humanos da direcção da Educação, Ambrósio Hisinduavali, avançou que este número faz parte dos 42 mil e 180 alfabetizandos matriculados os módulos I, II, III, equivalendo da 1ª a 6ª classes.

Ambrósio Hisinduavali referiu que o processo foi marcado por várias dificuldades de índole social das famílias, resultante das consequências da seca que a província registou, o que originou no absentismo e a desistência de alunos.

Apesar desta situação, o responsável considerou de positivo o bom aproveitamento escolar dos alfabetizados, fruto de várias palestras de sensibilização da população nas comunidades sobre a importância de saber ler e escrever.

Para o presente ano lectivo informou que o programa prevê enquadrar 29 mil 750 alfabetizados na primeira e segunda fases, com duração de três meses cada e engloba os módulos I, II, III, equivalendo da 1ª a 6ª, classe.

A responsável referiu que o processo de alfabetização na província é assegurado por 850 alfabetizares e facilitadores, formados na área, sobretudo com seminário de capacitação e refrescamento sobre os princípios pedagógicos. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA