Cunene: FAO doa material de campo aos agricultores da Chipa

Foto: José Cachiva (Foto: José Cachiva)

Curoca, Duzentas mil estacas de ramas de batata-doce e 70 bidões de 200 litros cada para reservatórios de cereais foram doados nesta terça-feira, pelo Fundo das Nações Unidas para Alimentação (FAO), aos camponeses da localidade da Chipa, município do Curoca, província do Cunene.

Constam ainda dos bens doados 70 caixas de recolha de produtos, 70 enxadas e 21 carinhos de mão, enquadra-se no projecto Integrado Resiliência Angola e Namíbia (PIRAN).

Na ocasião, o coordenador do referido projecto, Matteo Tonini, disse que o mesmo visa potenciar os agricultores com meios técnicos para aumentar a resiliência das comunidades , através da oferta da água, pasto animal, bem como o arranque da integração de actividades zootécnica com a actividade agrícola.

Matteo Tonini disse que a doação faz parte da segunda fase do projecto, que permitiu a reabilitação de três chimpacas (reservatórios de águas pluviométricas), cinco sondas, instalação de escolas de campo para a gestão das mesmas, prevendo-se a distribuição de um milhão de estacas de batata-doce no decorrer deste mês.

Segundo informou a batata-doce, sendo uma cultura tipicamente tropical e subtropical, rústica, de fácil manutenção, boa resistência contra a seca e ampla adaptação ao meio ambiente, razão pela qual a sua atribuição ao campobneses para diversificar as culturas e não dependerem somente do cereal.

Por seu torno o chefe de secção de apoio social da administração comunal do Chitado, Fernando Naikete, manifestou a sua satisfação e agradeceu o gesto sublinhando a grande importância dos in puts para o sector agrícola. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA