Cultura Os 70 anos de idade são os novos 27?

(DW)

Lemmy Kilmister, David Bowie, Alan Rickman e Glenn Frey deixaram o mundo nas últimas semanas, com quase a mesma idade e relativamente jovens. Será mera coincidência?

Quatro homens famosos – três músicos e um actor – morreram recentemente. Eles tinham idades muito próximas, o que fez muitos se perguntarem se há alguma lição a ser tirada dessa coincidência. Também levantou-se a teoria de que os 70 ou quase 70 anos poderiam ser os novos 27, idade com a qual uma série de celebridades morreu, entre elas Jimi Hendrix, Janis Joplin, Kurt Cobain e Amy Winehouse.

A primeira morte da recente série foi a de Lemmy Kilmister, líder da banda Motörhead. Ele morreu em 28 de dezembro de 2015, poucos dias depois de descobrir que sofria de um grave câncer no cérebro e no pescoço. Mesmo que muito triste, a notícia de sua morte não foi uma surpresa.

O músico, que tinha acabado de completar 70 anos, teve uma vida digna de astro de rock’n’roll. Por muito tempo, seus dias foram regados a uísque e anfetamina. Há alguns anos, Lemmy vinha enfrentando problemas de saúde, como hipertensão, além de tomar remédio para diabetes.

Cerca de uma semana depois, o mundo disse adeus a outro astro do rock. David Bowie morreu em 10 de Janeiro, após uma batalha de 18 meses contra um câncer no fígado. O músico também teve uma história com drogas e álcool, mas vinha mantendo a linha há algum tempo. Bowie completara 69 anos dois dias antes.

Alguns dias mais tarde, foi a vez de Alan Rickman. Famoso por grandes papéis no cinema, como o professor Snape na saga Harry Potter e o vilão Hans Gruber em Duro de Matar, o actor morreu no dia 14 de Janeiro, de um câncer no pâncreas. Em Fevereiro, Rickman faria 70 anos.

Nesta segunda-feira (18/01), o mundo da música perdeu Glenn Frey, um dos fundadores do Eagles. Segundo comunicado divulgado pela banda, famosa pelo hit Hotel California, o guitarrista morreu por complicações derivadas de “pneumonia, artrite reumatóide e inflamação intestinal”. Frey tinha 67 anos.

Idades próximas

Dos quatro, apenas Rickmann não viveu ao extremo – o actor britânico, treinado na Academia Real de Artes Dramáticas (Rada, na sigla em inglês) e membro da Royal Shakespeare Company, não tinha tempo para as depravações da vida.

Sendo assim, será que foram as drogas e o álcool que causaram o câncer de Bowie e de Lemmy? E o que provocou as enfermidades que resultaram na morte de Frey? Será que simplesmente chegou o momento deles de partir – ao fim da casa dos 60?

O fato é que os quatro artistas eram relativamente jovens. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a expectativa de vida entre os homens é de 73 anos na Europa e de 74 anos nos Estados Unidos. Ou seja, eles tinham, em média, pelo menos mais cinco anos pela frente.

Não seja pego de surpresa

Quando a morte chegar, há quem prefira simplesmente ser pego de surpresa. Mas também há aqueles que gostariam de um aviso antecipado. O fato mais chocante sobre a morte de Lemmy, por exemplo, é que ela veio alguns poucos dias depois do diagnóstico de câncer.

Para os adeptos de uma vida mais planeada, fazer check-ups médicos com frequência é uma boa opção. A página na Internet dos Institutos Nacionais da Saúde dos EUA, por exemplo, oferece informações sobre quando e com que frequência homens adultos devem se consultar.

Alguns exemplos para anotar na agenda:

  • Exame para avaliar pressão arterial – a cada dois anos, se você tem entre 40 e 64 anos de idade;
  • Colesterol e prevenção de doenças cardíacas – a cada cinco anos, se você tem mais de 35;
  • Exame de diabetes – a cada três anos, se você tem mais de 45;
  • Exame para diagnóstico de câncer colo-rectal – a qualquer momento, se você tem menos de 50 anos e tem histórico na família;
  • Exame para diagnóstico de câncer de próstata – consulte o médico se você tem mais de 50 anos;
  • Exame para diagnóstico de câncer de pulmão – todos os anos, para fumadores entre 55 e 80 anos.

Essa lista poderia se estender longamente. E as dicas variam entre os países e regiões, levando em conta uma série de factores. Por isso, respondendo à pergunta do começo do texto, se há uma lição a ser tirada, ela é: marque uma consulta ainda hoje. (DW)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA