Cuando Cubango: “4 de Fevereiro” impulsionou independência em Angola

Cuando Cubango: Paulo Jamba Barata, Director Provincial dos Antigos Combatentes (Foto: Armando Morais)

O director dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria no Cuando Cubango, Paulo Jamba “Barata”, realçou esta quinta-feira, em Menongue, capital da província, a importância do 4 de Fevereiro de 1961 como uma data de crucial importância, porquanto proporcionou a independência nacional e conquista a paz vigente.

Em declarações à imprensa, Paulo Jamba disse que o 4 de Fevereiro de 1961, além de proporcionar o alcance da independência nacional e a paz em Angola, criou as bases para o desenvolvimento actual do país, o que considera como uma grande vitória para o povo angolano.

Sublinhou ser gratificante e um sinal do reconhecimento, por parte do governo central, a indicação do Cuando Cubango, através da sua capital Menongue, para acolher o acto central da efeméride, visto que naquela província nasceram grandes patriotas que contribuíram para a Luta Armada de Libertação Nacional, daí o seu significado valioso.

“É uma satisfação enorme para os antigos combatentes e veteranos da pátria, o facto de a província poder acolher o acto central do 4 de Fevereiro”, destacou.

Paulo Jamba “Barata” referiu que este desenvolvimento do Cuando Cubango está virados para a construção de novas infraestruturas, como escolas, hospitais, estrada, reabilitação de pontes, o caminho-de-ferro de Moçâmedes, o que tem garantido a circulação de pessoas e bens, entre outros ganhos.

De acordo com o programa, as actividades do 55 aniversário do Início da Luta Armada de Libertação Nacional terão abertura no dia 01 de Fevereiro, na Escola de Formação de Professores do Futuro, na comuna do Missombo, a 15 quilómetros da cidade de Menongue. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA