Comemora-se hoje, 23 de Janeiro, o Dia Nacional do Desporto, data estabelecida pelo Governo angolano em consideração ao papel que o desporto tem assumido na sociedade.

Jogo entre Angola e Tunisia, no Pre-olímpico em Luanda Março2015 (Foto: Gaspar Dos Santos)

Num comunicado endereçado hoje à Angop, o Ministério da Juventude e Desportos refere que esta efeméride tem incidência na promoção, valorização e elevação dos níveis de desenvolvimento do homem, do associativismo, da sã convivência, da harmonia social, do reforço da identidade cultural, da consciência patriótica e da reconciliação e unidade nacional.

“Tendo em atenção os seus benefícios, o Governo angolano, por intermédio do Ministério da Juventude e Desportos e os seus parceiros sociais, continua a trabalhar na melhoria dos instrumentos doutrinários e reguladores do sistema desportivo, conferindo-lhe maior qualidade e dignidade”, lê-se no documento.

“Numa breve reflexão sobre o Desporto de alta competição, destacamos a qualificação para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o Andebol feminino, a Natação, Remo e Vela, a organização e conquista, do vigésimo quarto Campeonato Mundial de Pesca Desportiva, a boa participação da Natação no Zonal realizado em Luanda, a conquista da Taça dos Clubes Campeões Africanos em Femininos e Masculinos em Basquetebol e a participação nos décimos primeiros Jogos Africanos de Brazzaville”.

Há ainda a salientar, de acordo como o comunicado, os resultados menos conseguidos nas modalidades de basquetebol masculino e feminino, nos últimos campeonatos africanos o que requer aplicação de medidas em busca dos títulos não alcançados.

“Em relação ao futebol e a prestação negativa no CHAN do Rwanda 2016, lembramos a necessidade urgente da aplicabilidade das recomendações contidas nos documentos da Conferência Nacional do Futebol”, refere a nota.

Fruto da experiência organizativa que o País granjeou, adianta o documento, foi mais uma vez confiada a organização dos Jogos da Região 5 em Dezembro de 2016, em Luanda, com a participação de 11 países e cerca de dois mil atletas. Também a realização, da reunião do Conselho de Ministros do Desporto da Região 5, em Dezembro último, atestam a importância deste magno evento.

“No momento em que comemoramos mais um Dia Nacional do Desporto, saudamos o grande movimento desportivo que se assiste nas províncias de Benguela, Huíla, Luanda e Namibe, com a realização dos campeonatos nos escalões de formação nas modalidades de Andebol, Basquetebol, Futebol e Hóquei em Patins, bem como as manifestações desportivas que ocorrem nas demais provinciais”.

De igual modo, salienta a medida tomada pelo Ministério da Educação e da Juventude e Desportos, para a constituição em breve da Federação Angolana do Desporto Escolar, órgão que desenvolverá e monitorará o desporto escolar, sendo este um dos pilares fundamentais do desenvolvimento do desporto. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA