Cinfotec reconhecido pela participação activa nos cursos profissionais

Vista parcial do Centro Integrado de formação tecnologica (Cinfotec) (Foto: Angop)

O Centro Integrado de Formação Tecnológica (Cinfotec) foi, esta semana, oficialmente reconhecido, pela participação activa e positiva na administração dos cursos da Academia Cisco Systems, uma companhia multinacional sediada nos Estados Unidos da América.

O director do Centro Integrado de Formação Tecnológica, Gilberto Figueira, reiterou hoje, quarta-feira, em Luanda, o compromisso e o desafio da instituição em participar activamente no Plano Nacional de Formação de Quadros e consequentemente na disponibilização no mercado de mão-de-obra qualificada com qualidade e a altura das necessidades e exigências.

De acordo com o director, que falava durante a abertura do ano formativo 2016 do CINFOTEC, a formação tecnológica é um factor determinante para a diversificação e o desenvolvimento económico das nações.

Referiu que a criação e a produção de bens de grande valor agregado fazem a diferença na balança comercial no mundo globalizado.

“Diversificar a economia pressupõe criar condições para que Angola tenha uma grande capacidade de inovar e isto depende de vários factores, entre eles a existência em quantidade e qualidade de profissionais das áreas tecnológicas, das engenharias, por isso precisamos investir fortemente nestas áreas ”, acrescentou.

O Cinfotec estimou aumentar a sua capacidade de formação na ordem dos 20 por cento em 2016, correspondendo a cerca de 3.394 cidadãos matriculados, perspectivando um aproveitamento de 85 por cento, bem como alargar a sua intervenção formativa nas restantes províncias do país.

Reafirmou que o resultado do ano formativo de 2015 foi animador para os colaboradores do centro, pelo facto de a instituição ter, pela primeira vez, ultrapassado a meta do atendimento de mais de dois mil cidadãos e por terem capacitado profissionais de várias empresas. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA