Centro de saúde de Luanda Sul regista 183 casos positivos de HIV/Sida em 2015

Símbolo da ONU Sida (Foto: Angop)

Centro e 83 casos positivos de HIV/Sida foram diagnosticados em 2015, no centro de saúde da zona de Luanda Sul, no município de Viana, menos 13 em relação a 2014, disse hoje, Quinta-feira, o director dessa instituição, Paulo Cuvia.

Dentre os infectados, a maior incidência recai para pessoas dos 18 aos 40 anos de idade.

Segundo o responsável, que falava à Angop, em 2015 a unidade sanitária registou uma grande aderência dos munícipes aos programas de testagem e aconselhamento voluntários, com a participação quatro mil 799 pessoas.

“ Fruto da realização de palestras sobre o HIV/Sida, como meio de comunicação para a passagem de mensagens e educação sobre essa pandemia, no ano passado registou-se um grande aumento de voluntários para o aconselhamento e testagem, uma vez que em 2014 havíamos registado apenas a participação de três mil 234 pessoas”, salientou.

Na mesma, disse, essas acções de formação, além de transmitirem às pessoas como se proteger dessa enfermidade, visam lembrá-las que a Sida existe, é uma doença como qualquer outra, e que um elemento fundamental para combatê-la é a informação.

“ Apelamos a população a abster-se de comportamentos promíscuos para se evitar esta enfermidade, a optarem pela abstinência sexual e fidelidade, de modo a lutarmos para que o país adquira o certificado de estaca zero ao HIV/Sida, como acontece com a pólio”, concluiu. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA