Candidatura de Bloomberg à Casa Branca empolga Trump

(AFP)

O pré-candidato republicano à presidência dos EUA Donald Trump, de 69, disse neste domingo que “adoraria” disputar com o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg, de 73, a indicação do partido.

“Adoraria. Conheço Michael muito bem. Adoraria competir com Michael”, declarou o polémico magnata por telefone ao programa “Face the Nation” da emissora de televisão CBS News.

À frente nas pesquisas de opinião sobre as primárias republicanas, Trump acrescentou que “muito provavelmente (Bloomberg) deve entrar na corrida”.

“Discordamos frontalmente sobre armas e discordamos sobre a questão pró-vida (em referência ao direito ao aborto) e discordamos sobre muitas coisas”, comentou Trump.

“E Michael tem sido um amigo ao longo dos anos – talvez não sejamos mais amigos. Sabe, ele sempre quis fazer isso, mas nunca tomou a iniciativa”, completou.

No sábado, o jornal The New York Times publicou que o ex-prefeito de Nova York está analisando se lançará sua candidatura independente à eleição presidencial, que acontece em 8 de Novembro deste ano nos Estados Unidos.

O bilionário estaria considerando entrar na briga entre democratas e republicanos e, para isso, estaria disposto a gastar pelo menos US$ 1 bilião de sua fortuna, relatou o NYT. De acordo com o jornal, este republicano que se tornou independente deve anunciar sua decisão em Março.

Bloomberg foi prefeito de Nova York durante 12 anos e entregou o cargo em Janeiro de 2014 – um recorde.

O pré-candidato democrata Bernie Sanders, que vem crescendo nas pesquisas e se define como um socialista, também reagiu à notícia. Em declaração à emissora ABC, Sanders disse que a possibilidade de Bloomberg se candidatar mostra que os Estados Unidos “estão se afastando da democracia para a oligarquia”. (AFP)

DEIXE UMA RESPOSTA