Bié: Sector da Educação tem disponíveis mais de 10 mil vagas para o ensino primário

Instituto Médio Agrário do Andulo (IMAA)

O sector da educação no município do Andulo a 130 quilómetros norte da cidade do Cuito, província do Bié, tem disponíveis 10. 807 vagas para a iniciação.

O chefe de repartição municipal da educação, Aristides Luís Gonçalves, admitiu haver ainda 1.411 para o primeiro ciclo do ensino secundário e 232 para o segundo ciclo do ensino secundário.

De acordo com o responsável, que falava à Angop, existem ainda 82 vagas no Instituto Médio Agrário do Andulo (IMAA) e igual número para a Escola de Formação de Professores (Magistério Primário).

Em relação ao ano lectivo anterior, 2015, confirmou o aumento de cerca de três novas vagas a nível de todas as escolas, fruto da ampliação, recuperação e construção de alguns estabelecimentos de ensino a nível do município.

O responsável apelou, no entanto, os encarregados de educação dos alunos da iniciação no sentido de matricularem os petizes, tendo em conta a abertura do ano lectivo, previsto para o próximo dia 29 do mês em curso.

O município do Andulo controla 171 escolas, com 859 salas de aulas, sendo 69 instituições na comuna sede Andulo, 44 na comuna de Chivaulo, 18 em Cassumbi e 40 em Calussinga.

Neste universo, conta com uma Magistério Primário, uma escola técnico Ppofissional, uma escola do II ciclo do ensino secundário, 8 do I ciclo do ensino secundário e 160 escolas primárias.

O sector controla, no município, 1.581 trabalhadores, sendo 73 por cento homens e 27 outras mulheres, 10% constitui o quadro do pessoal Administrativo. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA