BIC Basket: Sporting de Benguela “vinga-se” e aplica chapa 100 ao Progresso

(DR)

A equipa do Sporting de Benguela desforrou-se da recente derrota frente ao Interclube, ao bater quinta-feira, o Progresso do Sambizanga, por 133-71, em jogo da quinta jornada da 38ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de Basquetebol (BIC- Basket2016).

Seis dias atrás, os pupilos de Nuno Lopes haviam perdido em casa, por 65-99, para o Interclube. Agora, o destino foi diferente com o Sporting a conseguir vencer os sambilas por 62 pontos de diferença, no Pavilhão Joaquim Araújo, seu reduto.

Galvanizados por mais de 400 adeptos, os leões de Benguela apresentaram-se mais eficazes nos lançamentos de três pontos (48 porcento contra 15 do adversário). Esta “agressividade” resultou num primeiro período bastante produtivo, com os anfitriões a vencer por 39-26.

O Progresso, “empurrado” pelos lances livres, aspecto em que foi mais eficiente (60 porcento contra 55 dos leões), tentou aproximar-se do Sporting, que seguia a um ritmo acelerado, e aumentou a vantagem para 33 pontos (76-43), ao intervalo.

Perante a passividade defensiva dos sambilas, os sportinguistas mantiveram o rendimento e chegaram à chapa 100, tão solicitada nas bancadas, à entrada para o último período, graças, sobretudo, aos triplos de Valdemar Lopes e Bento Gamba.

Depois das “correcções” do treinador do Progresso, Claúdio Dikani, a equipa luandense despertou, para dar uma reviravolta no marcador, mas nem com os lances certeiros de Olêncio Ndatipo, Edgar Chocolate e Yubi Major conseguiu contrariar a supremacia leonina.

Nos visitantes, o destaque vai para Manuel Mariano (19 pontos e quatro ressaltos) e para Cardoso Casimiro (15 pontos, com 71 porcento nos lançamentos de dois pontos), enquanto no Sporting notabilizou-se António Deogracio, que anotou 20 pontos e alcançou a marca de melhor cestinha do encontro.

Na partida dirigida por três árbitros, nomeadamente Francisco Tando, Ruben Dungula e Fernando Domingos, as equipas alinharam e marcaram:

Sporting de Benguela: Henrique Bado (19 pontos), Sekouba Conde (15), Afonso Rodrigues (17), Admir Mendes (8), António Deogracio (20), Bento Gamba (8), João Gomes (0), Kelson Quengue (4), João Neto (3), Bruno Neves (10), Valdemar Lopes (18) e Paulo André.

Progresso do Sambizanga: Edgar Chocolate (7), Olêncio Ndatipo (9), Manuel Mariano (19), Cardoso Casimiro (15), Yubi Major (10), Ayrton Dala (0), Walter Santos (0), Eduardo Kiabola (0), Francisco Helcio (5), André João (4) e Martinho Domingos (2).

Sábado (23 de Janeiro), o Sporting de Benguela vai defrontar o ASA, em partida da sexta jornada do BIC Basket, enquanto o Progresso terá pela frente a Universidade Lusíada. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA