Basquetebol: Pre-olímpico disputa-se em Turim, Belgrado e Pasay

tunisia- Afrobasket 2015 Angola e Egipto lançamentos Livres de Carlos Morais (Foto: Clemente dos Santos/Arq)

As cidades de Turim (Itália), Belgrado (Sérvia) e Pasay (Filipinas) vão albergar o torneio de basquetebol de repescagem para os jogos olímpicos do Rio2016, no qual Angola estará presente com a selecção masculina.

Estas cidades foram indicadas terça-feira pelo órgão que dirige o basquetebol no mundo, uma das novidades apresentada pela FIBA em comparação com o pré-olímpco anterior, que foi disputado numa única cidade (Caracas – Venezuela).

Nesta edição, marcada para 4 a 11 de Julho envolvera 18 selecções, ao contrário das 12 em 2012, sendo Angola, Tunísia e Senegal os representantes de África.

Entretanto, Angola só saberá a sua cidade sede bem como os adversários após odorteio marcado para o próximo dia 26 na cidade suíça de Mies.

Angola vai disputar pela segunda vez este torneio, por ter perdido a final do Afrobasket2015, para a Tunísia, porque o continente tem apenas um apuramento directo aos Jogos Olímpicos.

Em 2012, a selecção nacional foi a Venezuela nas mesmas circunstâncias, com a diferença que naquela o adversário na final disputada em Antananarivo foi a Tunísia.

Angola falhou o apuramento aos Jogos de Londres 2012 com uma vitória e duas derrotas.

O torneio pré-olímpico apura três países para a maior festa desportiva internacional.

este ano, a FIBA alterou o sistema de disputa e serão três torneios independentes de seis países cada apurando-se automaticamente os vencedores dos mesmos.

Antes, eram criados quatro grupos de três equipas cada um, apurando-se para a fase a eliminar os dois primeiros. Seguia-se eliminatória directa para apurar os três “repescados”.

Neste torneio, que é uma segunda chance de estar nos Jogos Olímpicos participam os paises que ficam imediatamente a seguir aos apurados nos torneios continentais.

Pela Europa foram apuradas França, Grécia, R. Checa, Letónia e Croácia; por África concorrem Angola, Tunísia e Senegal, a América apresenta-se com Canadá, México e Porto Rico. Já a Ásia terá Irão, Japão e Líbano, a Oceânia só tem direito a um lugar (Nova Zelândia) e completam os 18 participantes os três países anfitriões (Itália, Filipinas e Sérvia). (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA