Basquetebol: Petro-Libolo no destaque da dupla ronda do Nacional

Petro-Libolo no play-off do campeonato nacional (Foto: Gaspar Dos Santos)

As equipas do Petro de Luanda (campeã em título) e Recreativo do Libolo (finalista vencido da última edição) defrontam-se, sábado, no pavilhão do Dream Space, em Viana, no destaque da sexta jornada do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol.

O Petro começa a dupla ronda do final de semana a defrontar o Atlético Sport Aviação (ASA), sexta-feira às 18:30, no pavilhão Anexo à Cidadela, em partida referente à quinta jornada, mas o verdadeiro teste acontece no dia seguinte, a partir das 18 horas, numa reedição da última final da Liga Africana de Clubes, em que superaram os “libolenses”.

Quinto classificados com quatro pontos, e menos dois jogos, os “petrolíferos” procuram a terceira vitória na prova, depois de ultrapassarem a Universidade Lusíada (81-68) e Progresso do Sambizanga (109-63), enquanto o Libolo (2º com 7 pontos) vai tentar inverter a situação desfavorável que tem perante o adversário de sábado nos últimos confrontos.

Nos confrontos mais recentes, coincidentemente finais, a formação do “Eixo-viário” suplantou a do Cuanza Sul, sagrando-se campeã nacional e africana, respectivamente.

Certamente que Lazare Adingono e comandados tencionam manter o ritmo de vitórias, mas terão pela frente um Libolo que necessita de se reerguer do “desaire” ante o 1º de Agosto, na quarta jornada, sábado último, por 84-95, daí que a partida venha a suscitar grande expectativa.

Em campo estarão executantes da bola ao cesto com qualidade acima da média, tendo os donos da “casa” boa parte de jogadores da selecção nacional (Carlos Morais, Braúlio Morais, Valdelício Joaquim, Eduardo Mingas, Milton Barros e Olímpio Cipriano) e os visitantes um conjunto, normalmente liderado por Emanuel Quezada, em que constam, entre outros, Domingos Bonifácio, Leonel Paulo, Regie Moore, Jason Cain e Gelson Gonçalves.

Os plantéis equiparam-se, mas pormenores no capítulo técnico individual têm sido determinantes nos confrontos entre si.

No entanto, a dupla ronda do final de semana (5ª e 6ª jornadas) pode confirmar a consolidação do 1º de Agosto no topo da prova, onde está com oito pontos, visto ter pela frente adversários claramente inferiores, nomeadamente o Vila Clotilde e a Marinha de Guerra.

Os “militares” são os únicos invictos no campeonato, com quatro vitórias, e a julgar pelo plantel que possuem comparativamente aos opositores do fim-de-semana dificilmente deixarão escapar os quatro pontos em disputa. A vitória (95-84) recente sobre o Recreativo do Libolo, candidato ao título, é um dos muitos factores motivadores para a formação de Ricardo Casas.

Eis os jogos da dupla ronda:

5ª jornada (sexta-feira, dia 22)

16h00 Lusíada – Inter (Cidadela Anexo II)

18h00 1º de Agosto – Vila Clotilde (28 Fev.)

18h00 Libolo – Marinha (D. Space)

18h30 Sporting – Progresso (Sporting)

18h30 ASA – Petro Luanda (Cidadela Anexo II)

6ª jornada (sábado, dia 23)

16h00 Lusíada – Progresso (Cidadela Anexo II)

18h00 Inter – Vila Clotilde (28 Fev.)

18h00 1º de Agosto – Marinha (Victorino Cunha)

18h30 Libolo – Petro Luanda (Dream Space)

18h30 Sporting – ASA (Cidadela Anexo II).
(ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA