Angola/Rússia: Protocolo relança cooperação parlamentar

Acordo de cooperação assinado Presidente da Assembleia Nacional de Angola (à dir) recebe vice- presidente do Conselho da Federação da Assembleia Federal da Rússia (Câmara Alta) (Foto: Alberto Julião)

A República de Angola e a Federação Russa marcaram nesta quinta-feira, em Luanda, um novo passo no estreitamento das suas relações parlamentares, com a assinatura de um Protocolo de Cooperação.

O memorando foi assinado pelo presidente do Parlamento Angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e pelo primeiro vice-presidente do Conselho da Federação da Assembleia Federal da Rússia (Câmara Alta), Nikolai Federov.

Trata-se de um acordo semelhante ao rubricado em Luanda, a 22 de Junho de 2011, com a Duma de Estado da Assembleia Federal da Rússia (Câmara Baixa).

Com este acordo, os dois países formalizaram o desejo de aumentar as deslocações de trabalho e o intercâmbio entre os parlamentares de ambos Estados, além de troca de materiais científicos.

O Protocolo foi rubricado no quadro da primeira visita oficial de Nikolai Federov ao país, marcada por conversações de alto nível e audiências com as autoridades parlamentares e políticas de Angola.

Ainda nesta quinta-feira, antes de assinar o acordo, o parlamentar russo foi recebido em audiências separadas pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

Antes do fim da missão, de dois dias, orientou uma palestra sobre a Paz e Segurança Mundial, assistida por deputados dos dois países e altos funcionários parlamentares.

Quarta-feira, Nikolai Federov reuniu-se com os presidentes dos Grupos Parlamentares. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA