Angola e Zâmbia com trocas comerciais de cinco milhões de dólares

Encontro da Ministra do Comércio, Rosa Pacavira, e homóloga zambiana Margaret D. Mwanakatwe (Foto: Joaquina Bento)

Angola e Zâmbia realizaram nos últimos três anos trocas comerciais avaliadas em cinco milhões de dólares, disse hoje, em Luanda, a ministra do Comércio de Angola, Rosa Pacavira.

Segundo a ministra, que falava na assinatura do acordo bilateral com a sua homóloga da Zâmbia, Margaret D. Mwanaktwa, essas trocas comerciais baseiam-se mais em petróleo, produtos do mar, minerais, materiais eléctricos e produtos da cesta básica.

Para a ministra angolana, com a assinatura deste novo acordo, o comércio entre os dois países vai melhorara de forma significativa, principalmente no combate à fome e redução da pobreza nos dois países, bem como atrair o investimento privado entre ambos.

“ Acreditamos, que com esse novo acordo, as trocas entre os dois países vão aumentar, assim como atrair o investimento público e privado, melhorar as transacções do mercado livre, bem como a circulação de pessoas e bens de quase todos os países da SADC.

Com esse acordo, prosseguiu a ministra, as trocas comerciais vão aumentar, principalmente as exportações de Angola para a Zâmbia nas fileiras da construção, legumes, ovos, frangos, carnes, cereais, madeiras e seus derivados rochas ornamentais, diamantes, e têxtil.

“ O aumento da produção nacional destes produtos vai estimular a organização de feiras comerciais, exposições de produtos bem como facilitar o empresariado de ambos em investimentos e parcerias económicas”, acrescentou a ministra.

No período da tarde de hoje, a ministra da Zâmbia tem ainda reservado um encontro com a ministra da Indústria, Bernarda Gonçalves Martins, e na manhã do último dia da visita (sexta-feira) a ministra zambiana visitará a Zona Económica Especial, para no período da tarde regressar ao seu país.

Angola e a República da Zâmbia mantêm excelentes relações de cooperação no quadro bilateral e a nível da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), abrangendo as áreas político-diplomáticas, defesa e segurança, transportes, educação, saúde, agricultura, comércio, geologias e minas e petróleos.

Os dois países cooperam igualmente no âmbito da Conferência Internacional dos Grandes Lagos (CIGL), uma plataforma político-diplomática que visa essencialmente pacificar os conflitos nesta região do continente africano. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA